domingo, 17 de fevereiro de 2008

Remexendo os Clássicos


Estava eu a remexer em uns papéis, quando encontrei este fragmento de Sartre e achei que deveria postá-lo aqui no blog para dividir com vocês estas tão doces, sábias e nostálgicas palavras deste grande pensador; alguém que, indubitavelmente, viveu mais e melhor que nós, pois passou toda a sua vida em um planeta chamado "Livro".




"Deixaram-me vagabundear pela biblioteca e eu dava assalto à sabedoria humana.

Foi ela quem me fez (...)

As densas lembranças, e a doce sem-razão das crianças do campo,

Em vão procurá-las-ia eu em mim.

Nunca esgaravatei a terra

Nem farejei ninhos, nem joguei pedras nos passarinhos.

Mas os livros foram meus passarinhos e meus ninhos; meus animais domésticos, meu estábulo e meu campo.

A biblioteca era um mundo colhido num espelho; tinha a sua espessura infinita, a sua variedade e a sua imprevisibilidade."



(Jean Paul Sartre)

Nenhum comentário: