quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Psicanalisando-me

*Paulino Vergetti
Disse-me, de mim para mim,
o tanto que não me existiam
essas minhas palavras.
Algum silêncio perturbador
foge dos meus lábios
e meu olhar nem sabe decerto
quem eu sou.
Se não me disfarço, viro eu máscara
e tudo o que eu for, saberão
e até o que nem sei de mim se fui um dia.
Falam-me por mim as outras palavras
que me saem de graça
até quando me calo e nada eu digo.
Disse-me eu de mim para mim um dia
que, para eu sorrir,
antes, deverei chorar calado.
******************************************************************************************************
*Paulino Vergetti é um grande amigo e maravilhoso poeta alagoano. É o Letras & Arte divulgando as maravilhas do nosso Brasil!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caetaneando um pouco...


Márcia de Oliveira
Tropeçavas nos astros desastrada Quase não tínhamos livros em casa E a cidade não tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando para a expansão do universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dúvida, sobretudo o verso) É o que pode lançar mundos no mundo. Tropeçavas nos astros desastrada Sem saber que a ventura e a desventura Dessa estrada que vai do nada ao nada São livros e o luar contra a cultura. Os livros são objetos transcendentes Mas podemos amá-los do amor táctil Que votamos aos massos de cigarro Domá-los cultivá-los em aquários Em estantes, gaiolas, em fogueiras Ou lançá-los pra fora das janelas (Talvez isso nos livre de lançarmo-nos) Ou - o que é muito pior - por odiarmo-los Podemos simplesmente escrever um: Encher de vãs palavras muitas páginas E de mais confusão as prateleiras. Tropeçavas nos astros desastrada Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas...
(Livros, Livro, faixa 02)
...E como o Letras & Arte também é música, e música de qualidade, achei que não deveria deixar passar em branco o apreço que tenho por um dos CD’s de Caetano Veloso mais especiais dos últimos tempos e que tem tudo a ver com o Letras & Arte. Seu título é “Livro” e foi lançado pela Polygram em 1997. O baiano Caê, como é chamado pelos íntimos, apesar de cultivar hoje um estilo meio antagônico ao que mantinha nos tempos da Tropicália, de vez em quando, ainda volta à sua normalidade musical e nos presenteia com maravilhas da música popular brasileira. Gosto de sua musicalidade , de sua diversidade rítmica, de suas letras poéticas e sua linguagem rebuscada. Cada música de Caetano poderia ser considerada uma aula de Português. Figuras de linguagem, diversos elementos estilísticos e tempos verbais ligeiramente inusitados, unidos à presença de elementos da cultura popular brasileira, fazem do “Livro” um verdadeiro almanaque cultural do Brasil. Este é fatalmente um de seus melhores trabalhos musicais e acabou lhe rendendo um grammy de melhor álbum de world music em 1999.
Vem, eu vou pousar a mão no teu quadril Multiplicar-te os pés por muitos mil Fita o céu, Roda: A dor Define nossa vida toda Mas estes passos lançam moda E dirão ao mundo por onde ir. às vezes, tu te voltas para mim Na dança, sem te dares conta enfim Que também Amas Mas, ah! Somos apenas dois mulatos Fazendo poses nos retratos Que a luz da vida imprimiu de nós. Se desbotássemos, outros revelar-nos-íamos no carnaval. Roubemo-nos ao deus Tempo e nos demos de graça à beleza total, vem. Nós, Cartão-postal com touros em Madri, O corcovado e o redentor daqui, Salvador, Roma, Amor, Onde quer que estejamos juntos Multiplicar-se-ão assuntos de mãos e pés E desvãos do ser.
(Os Passistas, Livro, faixa 01)
Elementos culturais como o carnaval carioca e o carnaval baiano, traduzem-se através do cotidiano mais íntimo de personagens comuns, como um casal de passistas mulatos, por exemplo. O uso de verbos no futuro do pretérito faz da mistura do popular com o erudito uma verdadeira explosão auxiliada pelo ritmo de samba enredo. A presença de aliterações (marca característica de Caetano) produz rimas de efeitos estilisticamente originais.
Dividido em 14 faixas ecléticas, "Livro" traz a sonoridade ardente do samba de raiz, a calmaria da Bossa Nova e a rebeldia do rap. Traz ainda figuras de destaque na história mundial, como uma canção para Alexandre, o grande e um excerto do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, recitado belamente por Maria Betânia.
Outros artistas brasileiros também são lembrados nas páginas, ou melhor, nas faixas do Livro, como Tom Zé, Arrigo Barnabé, Tom Jobim, Arnaldo Antunes, Chico Science, todos misturados a uma letra doidevanas, que relata a mistura da cultura musical de diferentes décadas e regiões brasileiras, numa brincadeira pra lá de criativa e interessante. A música chama-se Doideca e é particularmente uma de minhas preferidas.
E para não esquecer, este álbum, que traz na bagagem a paixão deste ex-Tropicália por livros, é uma verdadeira preciosidade de sua discografia e um elemento sonoro indispensável aos ouvidos de todos os brasileiros. Como se trata de um álbum antigo, o preço está bem acessível e, por incrível que pareça, fácil de encontrar.
Aproveitem essa dica!
Abraço forte.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Visão de Clarice Lispector

Carlos Drummond de Andrade
Clarice,
veio de um mistério, partiu para outro.
Ficamos sem saber a essência do mistério.
Ou o mistério não era essencial, era Clarice viajando nele.
Era Clarice bulindo no fundo mais fundo,
onde a palavra parece encontrar sua razão de ser e retratar o homem.
O que Clarice disse, o que Clarice
viveu por nós em forma de história
em forma de sonho de história
em forma de sonho de sonho de história
(no meio havia uma barata ou um anjo?)
Não sabemos repetir nem inventar.
São coisas, são jóias particulares de Clarice
que usamos de empréstimo, ela dona de tudo.
Clarice não foi um lugar-comum,
carteira de identidade, retrato.
De Chirico a pintou? Pois sim.
O mais puro retrato de Clarice
só se pode encontrá-lo atrás da nuvem
que o avião cortou, não se percebe mais.
De Clarice guardamos gestos.
Gestos, tentativas de Clarice sair de Clarice
para ser igual a nós todos
em cortesia, cuidados, providências.
Clarice não saiu, mesmo sorrindo.
Dentro dela
o que havia de salões, escadarias,
tetos fosforescentes, longas estepes,
zimbórios, pontes do Recife em bruma envoltas,
formava um país, o país onde Clarice
vivia, só e ardente, construindo fábulas.
Não podíamos reter Clarice em nosso chão
salpicado de compromissos. Os papéis,
os cumprimentos falavam
em agora, edições, possíveis coquetéis
à beira do abismo.
Levitando acima do abismo, Clarice riscava
um sulco rubro e cinza no ar e fascinava.
Fascinava-nos, apenas.
Deixamos para compreendê-la mais tarde.
Mais tarde, um dia... saberemos amar Clarice.

domingo, 14 de setembro de 2008

Ecos: abrindo gavetas...

Márcia de Oliveira
Como já mencionado no texto anterior, orgulha-me muito o fato de ser amiga de alguém tão especial como Luiz de Almeida. Um ilustre habitante da bonita Piraju, no interior paulista, artista plástico, poeta, ensaísta, autor do blog Retalhos do Modernismo e de Ecos, uma coletânea de poemas que caiu em minhas mãos, purificando o meu espírito, e que vem gerando grandes transformações no meu modo de ver e pensar o mundo.
De antemão, peço desculpas a todos os meus outros amigos também poetas, escritores, jornalistas, pessoas que fazem deste blog um verdadeiro paraíso literário, que mais nos lembra um agradável banco de praça, onde podemos nos encontrar para sentar e conversar sobre aquilo de que mais gostamos: literatura. Não quero que pensem que, pelo fato de ainda não estarem aqui, são menos dignos de minha admiração, muito pelo contrário: nossas vozes sempre ecoarão juntas aqui neste grande sarau do Letras & Arte.
Peço permissão então para iniciar, junto com vocês, a abertura das surpreendentes gavetas de Luiz de Almeida, gavetas de onde ecoam gritos, desejos, histórias e longas noites insones de intensa produção literária.
Ecos traz seu primeiro capítulo, ou melhor, sua primeira gaveta intitulada Frutos I, que se inicia com uma máxima reflexão sobre a insônia: “Para o ignorante e/ou preguiçoso, a insônia é uma doença. Para o poeta e para o sábio, uma virtude”. Sem dúvida alguma, a noite, calada e obscura, sempre nos rendeu grandes poetas. Desculpem a minha insensibilidade, mas é muito bom saber que enquanto dormimos existe alguém pensando e transcrevendo esses pensamentos para o mundo real. Pensamentos, sentimentos que, ao serem transcritos, transformam profundamente o humano no sentido intrínseco do ser. Sublimação.
O primeiro eco retirado da gaveta apresenta e justifica todos os outros. Ecos, meus ecos são gritos que despertam, sacodem, repelem, acolhem; mas, acima de tudo, nos carregam para um infinito interior e nos fazem refletir sobre nós mesmos. Quantos de nós já não calamos algum grito? Quantos de nós já não engavetamos um sonho ou uma indignação?
Os gritos ecoados das gavetas de Luiz de Almeida são gritos que denunciam o peso do silêncio dos inocentes mortos, das crianças famintas, dos doentes, das mães desamparadas, das prostitutas, dos negros, dos órfãos...
Sua temática é a temática da realidade, das ruas das grandes cidades, dos bares, das fábricas, das favelas, das praças; do operário, da dona-de-casa, do analfabeto, do pobre, de toda a gente brasileira:
“(...) Ecos, meus ecos... Ecos da fome E da indiferença, Ecos da perambulação E da prostituição, Ecos da pobreza E da ignorância”.
Mas como sua poeticidade é infinitamente diversificada, outros elementos também se destacam, além dos temas sociais. O lirismo marcado pela presença da infinitude da noite, da solidão, com pequenas doses de naturalismo e uma linguagem às vezes metaforizada, às vezes limpa e clara.
“(...) Desacato e atrevimento é dizer que a noite é uma calada. Talvez e somente em alto mar, numa jangada”...(p.29)
“Um vazio melancólico, que entra e que sai. Uma tristemania, Que fica e que vai. Um grande silêncio É provado por alguém, Que deixa um alguém Sem ninguém, Só”. (p.33)
“(...) Uma pestana e uma acordada e, de repente, em sua frente, ela pelada e cheirando a suor e também muito aguardente”...(p.23)
“(...) E o enterro subiu a rua nua E desceu na sepultura escura”... (p.31)
E o fazer pensar, acompanhado do mais singelo lirismo, continua em todos os Frutos, em todas as gavetas do Ecos. Preciso confessar que ele já se tornou meu livro de poemas de cabeceira. É tão eloqüente, tão verdadeiro, tão puro, mesmo quando fala de coisas impuras, como a política no poema Politicagem (p.51):
"Um jogo que não tem regras E muito, muito menos verdades. São promessas infundadas, Nunca cumpridas. Falsidades e risos adulterados E sem vontade Crenças, muitas crenças... Inócuas. Palavras e idéias quase sempre falidas Injúrias e calúnias sempre formuladas. Esquece-se da vida do homem Que acaba sempre desmoronada, perdida... (...)o povo, sempre marginalizado, só lembrado por ser o eleitorado.
Depois, bem logo depois O esquecimento que foi por ele votado. (...)Passa-se um tempo e vêm novos eleitorados que serão novamente enganados. Os politiqueiros famintos, Famintos pelo voto e também A cada vez, mais e mais, Por tudo aquilo que os deixam Abonados".
Abro um parêntese para dizer que, numa época em que vivemos um período de eleições municipais, achei muito pertinente transcrever estes fragmentos do poema. Assim, podemos pensar juntos sobre tudo aquilo que estamos fazendo nas urnas eletrônicas e, sobretudo, naquilo que os políticos não fazem fora delas.
Mas, voltando às coisas boas da obra, é imprescindível dizer o quão notável é a vida do autor em cada poema, em cada palavra, em cada verso. Acho que ainda não mencionei a vocês que não tive o privilégio de conhecer Luiz de Almeida pessoalmente. Somos amigos sim, grandes amigos; só que virtuais. A distância física e geográfica não foi capaz de impedir uma relação fraterna e dileta como a nossa. Venho lendo os trabalhos de Luiz e me comunicando com ele através de missivas virtuais há mais ou menos uns dois anos. E confesso que tenho poucas amizades presenciais tão verdadeiras e agradáveis quanto esta.
Apesar de conhecê-lo pouco e há pouco, percebo nas entrelinhas do Ecos o quanto sua vida simples, interiorana, na pequena Piraju influencia sua literariedade. Seu amor pelas letras, pelas pesquisas literárias; seus momentos, sua vida familiar, cercada de amigos, de pessoas que o amam e, sobretudo de livros, dos livros que tão bem conserva em sua biblioteca são a fonte inspiradora da maior parte de seus frutos. Seus ecos, seus gritos pela justiça e o bem comum, provavelmente são oriundos de sua aproximação com a grande São Paulo, cidade que, apesar do caos social, também apaixona pela grandiosidade e por ser o berço da arte moderna brasileira, da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, uma das maiores paixões de Luiz de Almeida.
“Quando se ama alguém Nunca deve-se dizer: Te amo muito...de coração Se realmente ama, Deve-se dizer: Te amo muitíssimo... Com toda minh’alma. Não se pode esquecer que O coração pára e morre E a terra o consome. A alma...é imortal”. (p.117)
Só me resta dizer o quanto me sinto honrada de ser amiga deste grande escritor e de poder ter aberto para vocês uma parte de suas gavetas. Fico feliz de ter ajudado a apresentá-las ao mundo, pois gavetas como estas não devem permanecer fechadas e tão pouco seus ecos permanecerem calados. Gavetas abertas, gritos ecoados, almas libertas!
Parabéns, Luiz!
Um grande abraço a todos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Apenas um grito


(Márcia de Oliveira)
Outro dia, fui a uma escola da rede particular de ensino aqui de minha cidade tentar uma vaga de professora de Literatura (coisa que adoro!), mas acabei não ficando. Ainda bem!
O motivo é que a escola me pareceu um tanto quanto retrógrada, exploradora e coordenada por pessoas que não sabiam a diferença entre um camelo e um cachorro (rsrs). Aliás, esta escola era exatamente igual a muitas outras também particulares, também empresas, e não escolas.
Durante as muitas horas que o coordenador me fez esperar (só para me dizer um não), tive o prazer (ou não!) de conversar com outros professores que lá já trabalhavam e, alguns deles, apesar de já possuirem certa experiência, me pareceram tão ou mais iniciantes do que eu. Tenho pouca experiência em sala de aula, que se resume facilmente a dois estágios em escolas públicas e algumas aulas particulares que, de vez em quando, me arrisco a dar, e algumas vezes nem foram particulares, foram gratuitas mesmo, para quem não podia pagar.
Para a maioria das escolas isso é quase nada. E de fato o é. Frente a profissionais com 10, 15, 20 anos de experiência, realmente sou menos do que uma iniciante, uma reles aprendiz. Porém, cabotinismos à parte, sinto que tenho algo que muitos experts no assunto não têm: sensibilidade (ao lidar com pessoas) e vontade de aprender. Tudo isso unido a um forte desejo de mudar. Mudar a realidade na educação, tal qual ela anda.
Não gosto, por exemplo, do ensino de Literatura nas escolas, e me refiro à maneira como ela é repassada aos alunos, principalmente, aos alunos do ensino médio. Uma coisa mecânica, decoreba pura, totalmente ligada ao vestibular. A principal universidade do Ceará lança todos os anos uma lista com 10 títulos de obras literárias e sempre uma ou duas delas poderão ser aplicadas na prova de Língua Portuguesa. No entanto, o que eles acreditam estimular nestes alunos a leitura e o prazer de conhecer um pouco mais de nossa Literatura, produz neles um efeito completamente oposto. Primeiro, porque estes alunos (ou pelo menos a maioria deles) só têm em mente um único propósito: a aprovação, o ingresso na universidade pública que, apesar dos pesares, ainda é a melhor. Segundo, porque as obras indicadas pouco estão relacionadas à realidade de leitura deles. Acredito que menos da metade dos candidatos ao vestibular leiam 10 livros por ano. E se alguém me provasse que eles lêem pelo menos um, já me deixaria contente. Não critico exatamente as obras escolhidas, mas o contexto em que elas são inseridas na vida destes jovens, que não passam de leitores em formação, leitores em potencial, que ali naquele momento de suas vidas, não terão o tempo necessário e o prazer de degustar o apetitoso prato que é a leitura.
As aulas nos cursinhos e escolas de ensino médio contribuem para que os alunos saibam de tudo o que está nos livros e de toda a vida dos autores sem que precisem fazer algo que, para eles, não tem a menor importância: ler as obras. Resumos, TD's, aulões específicos e várias outras ferramentas de improviso da leitura, que é deixada de lado por estes profissionais que também têm em suas mentes um forte objetivo: levantar seu nome e o nome da instituição de ensino de onde sairá aquele aluno aprovado nos vestibulares mais concorridos do país.
Esta é a nossa política educacional de incentivo à Literatura: alunos que memorizam informações que lhes são dadas de mão beijada e não formuladas em suas cabeçinhas através de processos cognitivos; obras que são lidas sem o menor prazer literário, sem nem mesmo um objetivo da leitura propriamente dita que não seja a aprovação. "Não tiraremos nada daqueles livros que contribua para o crescimento humano, apenas conseguiremos passar no vestibular". Esta é a mentalidade.
A leitura de nossas obras literárias não deveria ser foco principal apenas na época do vestibular, deveria ser um hábito desde a decodificação das primeiras letras. Ler deveria ser como tomar água e escovar os dentes, coisas que precisamos fazer todos os dias, não necessariamente pela obrigação, mas por sabermos que aquilo só nos fará bem. Se acordo e não tomo água, passo o dia todo com sede, com desejo de água; se não escovo os dentes, sinto que algo está faltando, que algo não vai bem comigo. O mesmo deveria acontecer quando não lemos pelo menos uma página de um livro por dia. Deveríamos sentir sede, fome, mal-estar, a sensação de que algo não vai bem.
Bem, mas voltando à escola, onde eu estava há alguns dias tentando ocupar uma vaga de professora. Durante quase uma manhã inteira que fiquei lá, conversei com alguns professores. Um deles, me agradou bastante. Era jovem, simpático, agradável, estava ministrando aulas lá há pouco tempo, havia algumas semanas. Era professor de Química e iniciamos uma conversa, por incrível que pareça, acreditem, sobre Literatura! Eu estava acompanhada por um amigo que, assim como eu, se formou em Letras e, quando o professor de Química chegou, estávamos falando sobre Literatura. Comentávamos minha decepção com a Literatura focada no vestibular, a falta de hábito de leitura nos brasileiros, etc, etc. O químico se apresentou e começou a participar da conversa. Inicialmente, foi bastante agradável, concordava conosco em tudo. Na metade da conversa, meu amigo se esquivou e deixou a prosa rolar solta só comigo e o meu mais novo amigo químico. Estava tudo muito bem, concordávamos um com o outro, descobrimos que havíamos lido muitas obras em comum, que gostávamos de autores em comum, ele me deu muita força dizendo que com certeza a escola iria me contratar e meu amigo fazia sinal com os olhos como que insinuando o início de uma paquera. Apesar das brincadeirinhas, não me constrangi, estava levando a discussão a sério. Então, para a mudança de rumo da prosa, o professor de Química falou algo que me entristeceu bastante. Disse que não gostava de Literatura brasileira regional, que leu João cabral de Melo Neto e não gostou, que não gostava do Patativa do Assaré, que não entendia porque tínhamos de nos orgulhar de um cara que só escrevia besteiras e falava errado. Houveram alguns instantes de silêncio após estas afirmações. Fiquei perplexa. Havia escrito há poucos dias um texto sobre o Patativa e a cultura nordestina aqui no Letras & Arte. Como um cara que era nordestino e, inicialmente, me pareceu gostar tanto de Literatura, não apreciava a própria cultura? O meu silêncio me desesperava, porque fazia-o acreditar que eu concordava com tudo aquilo, mas eu estava decepcionada. Fiquei pensando se deveria ou não iniciar mais uma discussão, agora com pontos de vista tão divergentes. Será que valeria a pena? Será que eu, em poucos minutos, conseguiria mudar uma opinião que possuía certamente anos, décadas de formação? Antes que eu me decidisse, o coordenador finalmente me chamou e eu fui até à sala dele. Ele me disse objetivamente que precisava de uma professora mais experiente, que apenas os estágios não me valiam muito. E, ao sair de lá, após duas decepções consecutivas, fiquei pensando em tudo aquilo. O coordenador queria uma professora de Literatura experiente. Eu não tinha experiência com o magistério, mas tinha experiência com a leitura. Um bom professor não precisa necessariamente de experiência, mas de conhecimento e amor pelo que faz. Meus pais nunca foram professores e me ensinaram as melhores coisas da vida: o amor, a educação, o respeito ao próximo, lições que nunca esquecerei. De fato, fiquei aliviada, e dei graças a Deus por não ter ficado lá. Não me sentiria bem em trabalhar em uma escola em que o coordenador não sabe o que é ser professor, não sabe o que é Literatura e contrata professores apenas pelo que está escrito em seu currículo, e não pelo que vê em seus olhos durante as entrevistas.
Estou lendo um livro maravilhoso chamado Ecos, obra-prima de um escritor que vive em Piraju, interior de São Paulo e de quem eu tenho um imenso orgulho de ser amiga. Seu nome é Luiz de Almeida, e o Ecos é, na verdade, "um grito em prol da justiça e do bem comum", como ele mesmo o definiu na dedicatória que me fez. Este texto que vocês lêem agora também é um grito, é um grito meu, que retorna através de um sonoro eco incontido nestas palavras, clamando por mudanças. Mudanças no sistema educacional brasileiro, em nossa política, em nossa maneira de ver o mundo e as pessoas, mudanças em nossa mente, em nosso coração...
Precisamos compreender e aceitar o fato de que uma nação sem cultura, sem sabedoria é uma praia sem mar, um beco sem saída. João cabral de Melo Neto não é uma leitura chata para quem sabe ler; Patativa não falava besteiras e nem escrevia errado, apenas escrevia do jeito que falava, do jeito que sabia. E sabia muito! Bem mais do que muitos intelectuais que vivem nas cidades, vão à universidade de carro, se trancam em salas com ar condicionado e ainda reclamam da vida. Patativa não cantava suas poesias, gritava-as! Seus gritos também têm ecos, como os de Luiz de Almeida. Denunciam o sofrimento do povo nordestino, a miséria, a falta de trabalho, de educação e o esquecimento por falta dos governantes. Este meu grito, este meu eco que agora vocês ouvem, denuncia a nossa falta de sabedoria, a nossa falta de amor à cultura genuína de nossa terra que, antes mesmo de ser nordestina é, sobretudo, brasileira.
Esta semana, vi um programa de TV sobre Literatura numa emissora local. O tema abordado no programa era a Padaria Espiritual no Ceará, um movimento cultural do século XIX que deixou nosso estado conhecido nacionalmente e que muita gente hoje em dia sequer ouviu falar. Sua importância para a nossa literatura (pois foi um movimento que, apesar de polivalente nas modalidades artísticas que dele participaram, contribuiu de forma mais densa para a Literatura, pois a maioria de seus padeiros era composta de escritores) foi grandiosa e já foi tema de outro texto do Letras & Arte que vocês podem conferir mais abaixo. Os participantes debatedores do programa eram a diretora da Academia Cearense de Letras, Regina Pamplona Fiúza e meu ex-professor de Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará, Sânzio de Azevedo. Tudo corria bem, até que o apresentador do programa anunciou uma matéria feita nas ruas com o povo cearense em que perguntavam se essas pessoas conheciam a Padaria espiritual. As respostas foram mirabolantes, uma mais absurda que a outra. Fiquei chocada! Mas claro que sei que a culpa de tudo isso não é somente nossa. Tudo bem, acho que o interesse em conhecer é muito importante e deve partir sim de cada um, mas é claro que o nosso sistema de ensino tem a obrigação de nos colocar diante de nossa literatura, de nossa história. As escolas focalizam muito pouco a história do Ceará e a literatura produzida aqui. Na verdade, não era para ser nenhum espanto ouvir da boca de um cidadão cearense que a padaria espiritual é uma avenida de Fortaleza, visto que nossas escolas não contribuem muito para o nosso próprio conhecimento. Tirando a pequena parcela da população que habita os corredores dos cursos universitários, sobretudo os de Letras e de História, pouquíssimo sabemos sobre nós mesmos.
E é por isso que estou aqui, trazendo meu grito, meu eco para estremecer junto com vocês, a uma só voz:
Mudanças, pelo amor de Deus!