segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caetaneando um pouco...


Márcia de Oliveira
Tropeçavas nos astros desastrada Quase não tínhamos livros em casa E a cidade não tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando para a expansão do universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dúvida, sobretudo o verso) É o que pode lançar mundos no mundo. Tropeçavas nos astros desastrada Sem saber que a ventura e a desventura Dessa estrada que vai do nada ao nada São livros e o luar contra a cultura. Os livros são objetos transcendentes Mas podemos amá-los do amor táctil Que votamos aos massos de cigarro Domá-los cultivá-los em aquários Em estantes, gaiolas, em fogueiras Ou lançá-los pra fora das janelas (Talvez isso nos livre de lançarmo-nos) Ou - o que é muito pior - por odiarmo-los Podemos simplesmente escrever um: Encher de vãs palavras muitas páginas E de mais confusão as prateleiras. Tropeçavas nos astros desastrada Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas...
(Livros, Livro, faixa 02)
...E como o Letras & Arte também é música, e música de qualidade, achei que não deveria deixar passar em branco o apreço que tenho por um dos CD’s de Caetano Veloso mais especiais dos últimos tempos e que tem tudo a ver com o Letras & Arte. Seu título é “Livro” e foi lançado pela Polygram em 1997. O baiano Caê, como é chamado pelos íntimos, apesar de cultivar hoje um estilo meio antagônico ao que mantinha nos tempos da Tropicália, de vez em quando, ainda volta à sua normalidade musical e nos presenteia com maravilhas da música popular brasileira. Gosto de sua musicalidade , de sua diversidade rítmica, de suas letras poéticas e sua linguagem rebuscada. Cada música de Caetano poderia ser considerada uma aula de Português. Figuras de linguagem, diversos elementos estilísticos e tempos verbais ligeiramente inusitados, unidos à presença de elementos da cultura popular brasileira, fazem do “Livro” um verdadeiro almanaque cultural do Brasil. Este é fatalmente um de seus melhores trabalhos musicais e acabou lhe rendendo um grammy de melhor álbum de world music em 1999.
Vem, eu vou pousar a mão no teu quadril Multiplicar-te os pés por muitos mil Fita o céu, Roda: A dor Define nossa vida toda Mas estes passos lançam moda E dirão ao mundo por onde ir. às vezes, tu te voltas para mim Na dança, sem te dares conta enfim Que também Amas Mas, ah! Somos apenas dois mulatos Fazendo poses nos retratos Que a luz da vida imprimiu de nós. Se desbotássemos, outros revelar-nos-íamos no carnaval. Roubemo-nos ao deus Tempo e nos demos de graça à beleza total, vem. Nós, Cartão-postal com touros em Madri, O corcovado e o redentor daqui, Salvador, Roma, Amor, Onde quer que estejamos juntos Multiplicar-se-ão assuntos de mãos e pés E desvãos do ser.
(Os Passistas, Livro, faixa 01)
Elementos culturais como o carnaval carioca e o carnaval baiano, traduzem-se através do cotidiano mais íntimo de personagens comuns, como um casal de passistas mulatos, por exemplo. O uso de verbos no futuro do pretérito faz da mistura do popular com o erudito uma verdadeira explosão auxiliada pelo ritmo de samba enredo. A presença de aliterações (marca característica de Caetano) produz rimas de efeitos estilisticamente originais.
Dividido em 14 faixas ecléticas, "Livro" traz a sonoridade ardente do samba de raiz, a calmaria da Bossa Nova e a rebeldia do rap. Traz ainda figuras de destaque na história mundial, como uma canção para Alexandre, o grande e um excerto do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, recitado belamente por Maria Betânia.
Outros artistas brasileiros também são lembrados nas páginas, ou melhor, nas faixas do Livro, como Tom Zé, Arrigo Barnabé, Tom Jobim, Arnaldo Antunes, Chico Science, todos misturados a uma letra doidevanas, que relata a mistura da cultura musical de diferentes décadas e regiões brasileiras, numa brincadeira pra lá de criativa e interessante. A música chama-se Doideca e é particularmente uma de minhas preferidas.
E para não esquecer, este álbum, que traz na bagagem a paixão deste ex-Tropicália por livros, é uma verdadeira preciosidade de sua discografia e um elemento sonoro indispensável aos ouvidos de todos os brasileiros. Como se trata de um álbum antigo, o preço está bem acessível e, por incrível que pareça, fácil de encontrar.
Aproveitem essa dica!
Abraço forte.

Nenhum comentário: