sexta-feira, 18 de julho de 2008

Syntagma

(Márcia Oliveira)
Sim, ainda há vida inteligente no atual cenário da música brasileira!...
No Ceará, um grupo de músicos se reuniu em 1986 com a proposta de resgatar a sonoridade da música antiga ( medieval, renascentista e barroca) e uní-la à música nordestina contemporânea. O resultado dessa mistura foi o Grupo Syntagma, hoje formado por nove músicos instrumentistas, liderados pelo cearense Heriberto Porto.
Com uma proposta musical essencialmente instrumental, o Grupo Syntagma vem conquistando, a cada dia, seu espaço no mercado sonoro e na cena cultural cearense. Os músicos possuem uma vasta agenda e se apresentam em ambientes que valorizam a democracia da arte, como o Centro Cultural do BNB, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outras localidades do estado que também promovem festivais culturais.
Embalados pela belíssima sonoridade das flautas, pelo acompanhamento de instrumentos antigos clássicos, como o cravo, a viola-da-gamba e o contrabaixo acústico, e pelo ritmo de Luiz Gonzaga e outros compositores nordestinos, o Syntagma faz jus ao nome que tem, pois busca unir elementos da cultura popular e da cultura erudita que se harmonizam como complementos de uma unidade maior: a música!
É interessante observar a preocupação dos músicos em demonstrar a gênese de cada uma das peças tocadas. No espetáculo, entre um movimento e outro, há sempre uma sintética explanação sobre a autoria e a história da composição, sem esquecer a literariedade de cada peça, pois elas sempre expressam um sentimento, uma subjetividade do autor, que é facilmente sentida pelo público, o que torna o grupo ainda mais brilhante e original.
Tive o privilégio de ver, pela primeira vez, este grupo excepcional se apresentar na última quinta-feira (17/07) no Centro Cultural do BNB de Fortaleza. A apresentação foi gratuita e faz parte de um festival de música instrumental que teve início no último dia 16 e irá até o dia 02 de agosto. Outros músicos tão bons quanto os do Syntagma deverão se apresentar por lá nos próximos dias. A iniciativa é perfeita: levar música de qualidade às camadas mais simples da população, e o Letras & Arte não poderia ficar alheio e nem deixar você de fora desta idéia!
Já estava com saudades! :)
Abraço a todos.

2 comentários:

Tania Anjos disse...

Olá, Márcia!

Uma proposta que resgate a sonoridade da música antiga ( medieval, renascentista e barroca) e a una à música nordestina contemporânea... Nossa...

Eu preciso ver ouvir isso!! Imagino que espetáculo !

Gostei muito de seu blog.

Um abraço,
Taninha

Márcia de Oliveira disse...

Obrigada, Taninha!

Fico feliz que tenha gostado do blog e se interessado pelo trabalho do Grupo Syntagma.
De fato, eles são uma das mais novas maravilhas da música instrumental brasileira. A moderna mistura do popular ao erudito faz do Syntagma um grupo musical essencialmente democrático. Me apaixonei por eles, assim como também me apaixonei pelo seu blog (No Rastro da Poesia)...quanto bom gosto e sensibilidade, parabéns!
Inclusive, tomei a liberdade de incluí-lo na lista de links favoritos do Letras & Arte, espero que não se importe.

Aqui vai o link do site onde vc pode ouvir trechos de algumas músicas do Syntagma:

http://www.virtuastore.com.br/lojas.asp?IdSeguro=735479943&loja=26&link=VerProduto&Produto=110288

Grande abraço!