sexta-feira, 18 de julho de 2008

Syntagma

(Márcia Oliveira)
Sim, ainda há vida inteligente no atual cenário da música brasileira!...
No Ceará, um grupo de músicos se reuniu em 1986 com a proposta de resgatar a sonoridade da música antiga ( medieval, renascentista e barroca) e uní-la à música nordestina contemporânea. O resultado dessa mistura foi o Grupo Syntagma, hoje formado por nove músicos instrumentistas, liderados pelo cearense Heriberto Porto.
Com uma proposta musical essencialmente instrumental, o Grupo Syntagma vem conquistando, a cada dia, seu espaço no mercado sonoro e na cena cultural cearense. Os músicos possuem uma vasta agenda e se apresentam em ambientes que valorizam a democracia da arte, como o Centro Cultural do BNB, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outras localidades do estado que também promovem festivais culturais.
Embalados pela belíssima sonoridade das flautas, pelo acompanhamento de instrumentos antigos clássicos, como o cravo, a viola-da-gamba e o contrabaixo acústico, e pelo ritmo de Luiz Gonzaga e outros compositores nordestinos, o Syntagma faz jus ao nome que tem, pois busca unir elementos da cultura popular e da cultura erudita que se harmonizam como complementos de uma unidade maior: a música!
É interessante observar a preocupação dos músicos em demonstrar a gênese de cada uma das peças tocadas. No espetáculo, entre um movimento e outro, há sempre uma sintética explanação sobre a autoria e a história da composição, sem esquecer a literariedade de cada peça, pois elas sempre expressam um sentimento, uma subjetividade do autor, que é facilmente sentida pelo público, o que torna o grupo ainda mais brilhante e original.
Tive o privilégio de ver, pela primeira vez, este grupo excepcional se apresentar na última quinta-feira (17/07) no Centro Cultural do BNB de Fortaleza. A apresentação foi gratuita e faz parte de um festival de música instrumental que teve início no último dia 16 e irá até o dia 02 de agosto. Outros músicos tão bons quanto os do Syntagma deverão se apresentar por lá nos próximos dias. A iniciativa é perfeita: levar música de qualidade às camadas mais simples da população, e o Letras & Arte não poderia ficar alheio e nem deixar você de fora desta idéia!
Já estava com saudades! :)
Abraço a todos.